sábado, 7 de julho de 2018

MODIFICAÇÃO DO YAESU FT747




MODIFICAÇÃO DO YAESU FT747





DETALHES PARA PROCEDIMENTOS PARA MODIFICAÇÃO:
  1.    Remova a tampa superior, como explicado em seu MANUAL DE OPERAÇÃO
  2.   Na parte de trás da unidade de exibição, há um fio de ponte marrom próximo ao grande cabo de fita.
  3.  Corte este fio de jumper.
  4. Ligue o rádio e ajuste a tela para 12.345.6,mhz desligue o rádio e ligue-o novamente.
  5. Isso ativa o modo de cobertura geral e um visor GEN aparecerá na parte superior do visor LCD.
  6. Remonte a unidade. Ele agora transmitirá entre 1,5 e 30 MHZ.

A pos essa modificação na programação o radio abre as frequências de 1 a 30mhz 


AGORA PRÓXIMA OPERAÇÃO PARA CONTROLE DE POTENCIA

Há algum tempo eu me pergunto sobre a redução da potência no meu Yaesu FT747GX, no modo SSB.
Eu olhei para usar o ALC externo para fazer isso, mas não queria ter outra vantagem saindo da parte de trás do rádio.
Olhei para o esquema da sonda e decidi que, se eu removesse o diodo D99 do circuito, seria capaz de utilizar o controle do inversor no painel frontal para reduzir a energia no modo SSB.




FICA POR BAIXO DO FILTROS DE BANDA:



Depois de remover a tampa superior do rádio, retirei o parafuso que segurava a placa do filtro de cristal e retirei a placa (levante-a bem), sob a placa você verá D99 marcado na placa principal.
Acabei de cortar o chumbo para o diodo, de modo a permitir a reconexão a qualquer momento. Depois que eu tinha feito este mod eu substitui a placa de filtro de cristal (e parafuso) e testei o equipamento.

Os resultados foram excelentes, tenho controle total da potência de 100W para menos de 50mW.

Eu testei o equipamento no ar e trabalhei em uma estação a cerca de 2 milhas de distância com 250mW, na banda de 7Mhz. Abaixo desse nível eu estava me afogando com o QRM.

Depois de olhar para os preços de algumas das plataformas comerciais QRP disponíveis, sinto que o FT747 é um equipamento de observação, também pretendo usá-lo para dirigir um transverter.


Yaesu FT-747GX


14 comentários:

ola voce apenas retirou o diodo nao é necessario mais nada ?

Já havia feito essa modificação no meu ft-80c e o drive passa a atuar também em SSB

SIM E SO RETIRAR O DIODO E JA TEM A ATENUAÇÃO NO BOTÃO FRONTAL OK EM DRIV

Bom dia. Alguem sabe como é o funcionamento dos filtros? do que eles são feitos? o meu 747 cai a recepção e Tx apenas em AM, se eu bater com uma chave de fenda em cima do filtro 38171 (um daqueles tres da plaquinha) volta o tx e rx, parece q tem um mau contato dentro do filtro

oola colega vc poderia me cgamar no zap 15 996522313 carlos

Bom dia alguem me ajuda o meu perdeu a sintonia em toda a banda corrida quando passa por possíveis estações o som que sai e de uma mota a trabalhar

ESTOU COM DIFICULDADES EM OPERAR NOS 20 METROS EM USB NÃO TENHO CLAREZA NA RECEPÇÃO E A PÓTENCIA CAI MUITO

Olá eu queria colocar as teclas do 747 no Meu 80c,mais não encontrei, alguém sabe onde acho. Meu wats,47992676980.

Boa tarde, alguém pode me ajudar em um problema intermitente do meu FT747gx? Ele da portadora em ssb mas não dá potência. Obrigado.

Boa tarde! Alguem sabe de uma sucata do FT747GX... quero adquirir os frisos laterais que vai nas laterais da tampa!
Obrigado!!!

Boa noite! Alguém já se deparou com esse problema? Meu FT747GX quando vc da portadora em AM e vc toca no Driver interfere na RF o ponteiro da uma medida para mais....Nos knobs tanto do Driver quanto do squelch ambos de metal... será falta de aterramento? Realimentação ou auto oscilando,?

Pessoal eu mesmo perguntei depois acabei consertando... era falta de aterramento pois no painel na parte plástica internamente em baixo vai uma fita de cobre e estava rompida e não chegava aterramento até suporte que fixa os knobs!

Postar um comentário