TRANSMISSOR 27MHZ AM

PY7NM-MARTINS



TRANSMISSOR 27MHZ AM 5W RF
(QRA SUCATA )


Tendo decidido iniciar minha atividade na faixa de 28 a 30 MHz, considerando que a propagação nos últimos tempos é claramente favorável, comecei a olhar em volta para ver o que o mercado estava oferecendo.



Para meu espanto, descobri que o menor dispositivo capaz de fornecer uma potência de alguns watts tinha um custo decididamente alto para mim e não apresentava os recursos que eu procurava a um custo menor.

Este TX, que eu achei muito bom para mim para batizar "SUCATA " Ja é realmente capaz, enquanto emprega um circuito muito simplificado e componentes a preços acessíveis, para fornecer uma potência de mais de 5 W RF.



Eu tentei usar componentes mais do que o normal para evitar aqueles que tinham a intenção de fazer as dificuldades usuais de suprimento. Os mesmos transistores finais não são muito caros, mas excelentes semicondutores de baixa frequência que, quando têm uma frequência maior que 50 MHz, permitem realizar uma economia notável.



Agora vamos passar para a calibração dos três estágios.

      Para os menos especializados, eu sugeriria inicialmente energizar apenas o oscilador para ajustá-lo, ajustando o compensador C1 e o núcleo de L1 para permitir que ele absorva uma corrente entre 10 e 15 mA.
Sob essas condições, o oscilador trabalha com uma grande margem de segurança.

    O próximo estágio é então inserido conectando-se C2 e alimentando-se Q, com o miliamperímetro em série ao positivo enquanto o oscilador é alimentado diretamente. Nestas condições, ajuste os compensadores C2 e C3 de forma que o segundo estágio absorva uma corrente entre 70 e 90 mA, permitindo que tenhamos a saída esperada de meio-watt.

  Podemos, portanto, passar para a calibração do estágio final que, embora não seja pré. sentindo dificuldade, é aquele que requer mais atenção para obter o máximo desempenho. O procedimento que usei é o seguinte: insira o miliamperômetro no positivo de todo o TX com o estágio final desenergizado (final frio de L, não conectado). em seguida, verifique a absorção dos estágios anteriores e, em seguida, conecte L4, alimentando os dois finais. Deve notar-se neste ponto que, dependendo de onde é posicionado L2 L3 na absorção do complexo (Estamos interessados ​​agora apenas para o grupo final, em seguida, a partir do valor de leitura Dena realizada com microamperímetro subtrair que de etapas anteriores) aumenta ou diminui, indicando desse modo que os aumentos ou vice-versa, a transferência de energia da fase piloto para a fase final.

Uma vez encontrado o ponto de acoplamento máximo, será necessário ajustar o núcleo de L e o valor de C para obter a potência máxima de RF.
Os valores máximos que consegui obter são 6. 6,2 W medidos
com um excelente wattímetro de RF.

Deve ser lembrado neste ponto que nem todos os testadores comuns são adequados para calibrações de RF, uma vez que são usados ​​para coletar sinais de RF no circuito, distorcendo assim a leitura,
Nosso transmissor está pronto para entrar em serviço; será o suficiente
modular nosso portador.

Os melhores resultados foram obtidos pela realização do circuito mostrado na figura 3 que, apesar de extremamente simples, tem se mostrado o mais satisfatório entre os vários testes.

LISTA DE COMPONENTES

#########################################################

C1> 6 a 30 pF
C2-C3-C4-C5> 10 a 60 pF
C5>27 pF
C6>47 pF
C7, C8> 1 nF
C9, C10, C11>10 pF
C12 >1 nF
Cl3>l000 uF 25 VL
C14>10 a 60 pF

Indicação diferente das resistências de 1/4 de W
R1>82 k
R2>270 homs
R3>39 homs
R4>39 homs
R5>33 homs

Q1, BSX26 (2N914) Q2 2N2219 Q3.Q4. 2N5320

IAF1, IAF2 impedâncias de ferrite tipo VK200 4 B

L1 11 voltas rosca 0,9 mm prata, suporte 6 mm com núcleo

L2 10 voltas 1 mm fio, diâmetro interno 6 mm; soquete de coletor
para a quarta bobina do lado da alimentação (positiva) L3 2 vira o fio esmaltado; diâmetro como L2 L 10 fios fio de prata 1 mm, suporte de 6 mm; tomada de antena
1,5 voltas no lado do coletor

CRISTAL : quartzo miniatura 26 a 29,7 MHz



0 comentários:

Postar um comentário