TRANSMISSOR DE 27 A 28MHZ

PY7NM-MARTINS



 TRANSMISSOR 27 A 28MHz 
COM TRANSISTORES DE VHF


Este e mais um experimento para aproveitamento de componentes de velhos VHFs que ia para o lixo... resumindo velhos VHFs que são cristalizados que maiorias das vezes não tem mais utilidade no nosso dia dia .

Este transmissor transistorizado 5w foi desenhado para alcançar o trafego de banda amadora na faixa de 28mhz mais pode ser utilizado na banda de PX cb radio, usar uma pequena bateria e uma antena bastante simples pode se fazer DX em campo.





usando como oscilador a cristal um transistor 2N708 metalizado.



apos esse oscilador a ser amplificado com um tradicional 2N3666





com esse transistor 2N3866 conseguimos um valor de amplificação rasurável para exitar o transistor final que nos aproveitamos de VHFs usados, esse mesmo transistor e de fácil obtenção pois ainda e fabricado e destribado no mercado atual, ja o transistor final e o 2N3375 com capsulamento de metal banhado a ouro com parafuso central para sua fixação.








com esse transistor vai se obter mais ou menos 5w de RF por causa da sua frequência de operação que e pra 174 a 440 mhz mais mesmo a sim ele vai amplifica com muita eficiência sinais de 27 a 28Mhz com muita facilidade usando um filtro passa banda em PI para banda determinada o transmissor.









mais um complemento para esse projeto e de um VFO para fica mais facio a varredura do transmissor em outras frequências que nao seja a dos critais determinado por frequências,
veja  sua simplicidade para confecção do circuito ao espelhamento do diagrama.






Es acima o diagrama do VFO para 27 a 28Mhz com um primeiro estagio oscilador com transistor 2N2905, mais pode ser testados outros transistores para melhor estabilidade do VFO.







Como tam bem usando o 2N2907 para amplifica o sinal gerado pelo 2N2905 como amplificador final do VFO.




O modulador usa um transistor AC128 como amplificador de tensão, seguido por um estágio de acionamento (AC128) e um estágio de potência BF (push-pull de dois AD149) que é amplamente suficiente para fornecer uma taxa de modulação de a ordem de 95% e até mais.Deve-se notar que os transistores HF são do tipo NPN, enquanto os transistores BF são do tipo PNP. A modulação de amplitude é aplicada em conjunto com o estágio do acionador e o estágio de saída, de modo que o efeito de modulação seja muito efetivo; As características dos enrolamentos são as seguintes:




LISTA DE COMPONENTES

#########################################################

L1 = 12 voltas de fio esmaltado de 0,3 mm de diâmetro 8 mm com núcleo de pistão;
L2 = 3 voltas do mesmo lado frio do fio acoplado;
L3 = idtico a L1;
L4 = idtico a L2; lado frio acoplado;
L5 = 10 voltas de fio 1,2 mm de diâmetro 10 mm;
L6 = idtico a L5;
Unidade de choque HF = 80 voltas de 0,3 fios esmaltados enrolados juntos em 8 mm de diâmetro.
O modulador dificilmente apresenta dificuldades; o driver do transformador e o transformador de saída vêm do Audax: ref. TRS101 para o driver e TR154 para a saída do modulador. O desacoplamento sólido por meio de química de alto rendimento equipa o estágio BF e o nível de modulação é medido por meio de um potenciômetro de 10 kΩ colocado na saída do transistor pré-amplificador.
O diagrama deste emissor (Fig. 11.9) fornece todos os valores dos componentes; o quartzo usado de preferência cairá na faixa de 28 MHz e, independentemente dos cinco canais pré-definidos, teremos um VFO externo fornecendo cerca de 50 mW, se necessário.
A montagem real do VFO não foi incorporada neste conjunto transmissor para simplificar o máximo possível, mas descreveremos abaixo um dispositivo VFO capaz de excitar adequadamente nosso transmissor de 5W HF.



0 comentários:

Postar um comentário