ANTENAS ACTIVAS MULTBANDA

PY7NM-NAILTON-CARUARU-PE




FAÇA VOCÊ MESMO ANTENA ATCTIVA PARA TODAS AS BANDAS



Uma antena ativa é uma antena convencional com um amplificador embutido. Pode ser usado tanto para recepção como para transmissão de sinal. Uma antena ativa pode ser feita usando um método de fiação impresso. As antenas ativas, devido ao seu maior ganho em comparação com as antenas convencionais, são amplamente utilizadas em vários dispositivos de rádio. Os mais freqüentemente utilizados recebem antenas ativas, sobre as quais falaremos hoje.

Antena ativa de ferrite a 35 - 150 kHz






O esquema utiliza um fio lacado em seda (PELSHO) 10, com diâmetro de 0,05 mm cada. Aumentando o número de voltas por 3 - 5, você pode substituir o intervalo de 10 a 40 kHz. É necessário usar um capacitor variável com uma capacidade inicial pequena.
 O fio é enrolado em um mandril de 60 mm de comprimento. E consiste em quatro seções de 160 voltas cada. Para a antena, uma haste de ferrite de 10 x 200 mm é usada.


Antena de ferrite compensada:




No circuito da antena de ferrite compensada, os números mostrados ao lado do enrolamento significam o número de voltas. Uma haste de ferrite com um tamanho de 10 x 200 mm também é usada, como a antena anterior.
Um fio com um diâmetro de 0,1 mm é usado para enrolar todas as seções, com exceção da bobina L2, que é enrolada por um fio de 20 núcleos.
Alterando sucessivamente a orientação da antena de ferrite no espaço e ajustando o capacitor diferencial variável, bem como alterando a distância entre os enrolamentos L1 e L2,3,4, pode-se obter uma muito boa desafinação da freqüência indesejada penetrante.

Antena ativa de 1,8 - 30 MHz:





 No esquema desta antena, as bobinas dos intervalos secundários são encurtadas em relação à faixa de operação, a fim de evitar qualquer manifestação do efeito de absorver a energia do sinal recebido. Em algumas bandas, sinais de alta amplitude provocam interferência em canais adjacentes. Neste caso, você pode afetar a bobina correspondente, em paralelo, conectando-se um resistor de cerca de 10 Ohms.

Antena ativa a 0,1 - 30 MHz:




 De acordo com o esquema desta antena, dois circuitos LC são circuitos oscilatórios consecutivos, cujo ajuste está concentrado na faixa de freqüência de 800 kHz e 4,5 MHz. Devido à presença de capacitâncias distribuídas das bobinas do indutor, elas também funcionam como filtros de passagem de banda entre 2,5 - 5 e 12 - 30 MHz, respectivamente.






Antena ativa em 0,05 - 50 MHz




O circuito de dois transistores tem um ganho de tensão menor que um, mas o ganho de energia é suficiente para usar uma pequena antena projetada para baixa impedância do receptor.
Cuidado Usar uma antena mais longa pode causar distorção devido à modulação cruzada.

Amplificador de antena seletiva



 Este dispositivo opera a uma frequência de até 30 MHz. Se for necessário usar o cabo na saída, é necessário ligar a cascata com um coletor comum. Características de linearidade e pré-seleção reduzem muito a probabilidade de modulações espúrias e mútuas.

Antena ativa com amplificador adicional







O amplificador diferencial adicional discutido acima permite que seja combinado ao cabo se este último estiver conectado à saída da bobina e a corrente de coletor apropriada for selecionada.
O amplificador é um circuito com ganho fixo, enquanto o dispositivo mostrado na figura abaixo permite o controle do ganho através do efeito na corrente de coletor do transistor T2.





Literatura utilizada:
1.     Funkamateur, Berlim, 1996
2.     L'Electronique parte Schema, Dunod, Paris, 1994
STR2013 

0 comentários:

Postar um comentário