ANTENA MOXON/SPIDER BEAM




ANTENA MOXON/SPIDER BEM PARA BANDA DE 
11M 27MHZ -7.5DB

EDITADO POR PY7NM-NAILTON CARUARU-PE



  ola pessoal sou PY7NM nailton venho apresenta um pouco da minha experiencia com essa antena chamada de (Rectangle Generator).
Esta antena ea mais simples das direcionais para se fazer pois com pouco material ela pode ser construída de forma muito facil. 







Eu utilizo ja faz 8 anos e por incriável que pareça ela foi mais satisfatório que as minhas outras direcionais de yagi de 3 e 4 e 5 elementos que são uns monstros de antena !!, ja que essa so mede 1.50m ou seja um metro e meio de gandula que e mais facio para quem não tem espaço físico em sua casa .



Como em vista nesta foto acima vemos meu pai (Nilson-PX7D7873) segurando a mesma, sua altura como base de tamanho da gandula ja que seu comprimento lateral também é mais reduzida do que as demais antenas pois so mede 4 metros ao total 2 metro pra cada lado ja que as direcionais tradicional seu total e 5.80 ou seja cinco metro e oitenta centímetro  de refletor.


As curvas laterais para dobramento vai depender da sua imaginação pois não são criticas mais como eu sou caprichoso no que eu faço então tive que aprender a soldar alumínio pois na minha concepção achei que ficaria mais resistente as condições de ventos e pouso de aves pesadas nos elementos veja a baixo como eu soldei no vídeo e fotos.




acista abaixo soldando alumínio com botijão de gaz de cozinha comum usando solda de alumínio para tubulação de AR condicionado.




pois não precisa desse trabalho todo como eu fiz pois você pode usar bos quadrados mesmo de alumínio de +- uns 2 a 3cm de espessura para fabricação que não a vera problema ja que o tubo em formato quadrado perfeito você não terá problema em comem angulo de 90 graus para forma de L nas curvas .



como seria cortado para fazer a dobra !



Acho que foi mais claro para vocês entender como seria esse corte para angulo de 90 graus em L que desse caso esse corte ae e de 45 guaus para fecha em 90.

Mais adiante teremos os isoladores que são de náilon desses encontrado em casa de material para torneiro mais pode usar de tubos de PVC mesmo q vai fazer o mesmo efeito na construção.





Mesma coisa e usado um tarugo solido de 4x4cm para fixação dos elemento na gandula central com ums 30cm cada pedaço desse material veja.





Completamos a sua descrição como e o passo a passo não tem erro e feito receita de bolo mais lembrando que depende da sua imaginação pois cada um tem um jeito especial para fazer suas montagens caseiras .



Visto dessa forma parenta ser grande mais não e. e so aparência mesmo pois com suas medidas de 1.5x4 metros e mais pequena do que uma plano terra que seu total e de 5.26mt que são 2.63+2.63 pra cada elemento.


Mais você pode monta com outros materiais como fio como demostrado nesta foto abaixo:




pois bem acho que foi de bom aproveito em ajudar em ter os amigos uma antena simples de fazer e com uma recepção que fantástico e um ganho abis surdo com tao pouco. es o projeto calculado por min a baixo:


caso queira calcular para outras faixa existe programas feito pelo americano (LB Cebik, W4RNL) .



12 comentários:

Este comentário foi removido pelo autor.

Vc chegou forte em minha cidade. Avaré-SP .
Parabéns.
Nino Silveira.

ok amigo obrigado devulgue nosso blog pra pessoal ae ok TKS 73s

QSL e rapaz faz a antena ae que vc vai gosta ok 73s

Bom dia Nailton aqui quem fala e o Px5-q3823/PU5-VSB estacao Nautilus, Curitiba. Parabens pelas documentacoes no blog, muito bom. Forte 73 meu camarada.

Amigo boa noite.Fazes essa antena por encomenda? Se é mult banda? PU 7 LKJ. 84-98869-5492

NAO AMIGO SO O PROJETO MESMO OK EU N FASSO ANTENAS MAIS FICA AE PRA QUEM QUISER FAZER 73S

Boa antena essa Nailton ... Uma dúvida que tenho, posso usar o alumínio e para as pontas usar cabo rígido 2.5mm ? Tem casos que dobrar o alumínio é complicado , aí ficaria a antena de alumínio nos elementos e cobre nas pontas , a junção pode-se usar parafusos passantes com porcas em inox ... Uma ideia que tive ...73s de PU9YCZ

Muito bom o projeto dessa antena.waganer faisão.

Postar um comentário