CONVERSOR ONDAS MEDIAS 40M

PY7NM-NAILTON-CARUARU-PE



UM CONVERSOR DE 40M PARA BANDA DE AM COMERCIAL 500 A 1.700KHZ
PARA 7MHZ

Esta unidade auto-alimentada permite que você escute transmissões em ondas curtas e da faixa de Radioamadorismo enquanto você está no volante .




Ouvir uma estação de ondas curtas ou um amador no seu auto-rádio se tornará muito fácil com este conversor de cristal controlado. Esta pequena unidade auto-alimentada pode ser rapidamente conectada a qualquer auto-rádio, bastando inseri-la entre o próprio rádio e a antena; embora você use apenas um transistor, ele permitirá que você receba facilmente todas as estações em ondas curtas: assim você poderá sintonizar todas as freqüências entre 30 e 49 metros, correspondendo às freqüências de 5 a 10 MHz , usando apenas cinco cristais diferentes.





Construção - Do aparelho completo é colocado em uma caixa de alumínio de cerca de 12 x 5 x 5 cm; Se você usar um case um pouco maior, a montagem será mais fácil, mas você deve ter o cuidado de manter os fios de conexão do curto-circuito o mais curtos possível.


A bobina (L1) consiste e uma bobina toco retirado de sucatas, desenrolando o seu fil atual para fazer nova bobina do conversor de ondas medias a sim aproveitando sua forma.
Ela consiste em 16 espiras na primaria com 4 na secundário, pois a primaria consiste dessas 16 voltas mais importante e que na 4 espira ea derivação ao capacitor de 180pf  para a massa fazendo a sim uma bobina sintonizada para faixa dos 40m.






SEU FUNCIONAMENTO

O conversor é basicamente composto por um circuito misturador auto-oscilante. Com o interruptor S1 colocado na posição de onda curta, os sonhos retirados da antena do carro são enviados para o conector e passam pelos contatos do interruptor. Sinais de onda curta passam através de dois indutores de bloco de onda média.

Pois bem você pode testa com outros cristais para se obter variações de conversão de freqüência indo a sim para outras faixas de ondas curtas podendo ate mesmo escuta PX dependendo as alterações no circuito.


Os transistores Q1 funcionam como um oscilador de cristal não sintonizado e como um misturador de frequência radial. O sinal desejado é aplicado à base de Q1 através do capacitor C4 e é então sobreposto à freqüência gerada pelo cristal. A diferença na freqüência (freqüência do sinal mono da freqüência do cristal) que cai na banda de onda média normal aparece então no coletor de Q1; este sinal é aplicado ao aparelho de rádio do carro médio, o capacitor C6, o interruptor S1 e o plugue P1. A resistência R1 fornece a tensão de polaridade para a base de Q1.

PCB







6 comentários:

Postar um comentário