PY7NM-NAILTON
RECEPTOR VALVULADO A PILHA
COM TUBOS ''ACORN'' 954 ATE 955
COM TUBOS ''ACORN'' 954 ATE 955
Nos EUA, no início da década de 1930, as comunicações de rádio começaram a se desenvolver e, muito em breve, o uso de altas freqüências era necessário.
Infelizmente, a maioria dos tubos no mercado já não funcionava além de alguns megahertz: eles eram muito volumosos, tinham capacidades inter-eletrodos muito altas, conexões internas muito longas e suporte de baixa qualidade.
Então, em outubro de 1934, a empresa RCA lançou uma família de tubos muito diferentes, estes são os tubos "ACORN" assim chamados porque lembram a forma de uma "glândula".
Eles são muito pequenos, reduzem as conexões e capacitâncias parasitas e seu design "todo em vidro" elimina o vazamento de HF do rack.
Este suporte será constituído no início de pequenos grampos fixados em uma coroa de porcelana (esteatita), ou em baquelite.
Este apoio será bastante frágil e levará mais 10 anos e a chegada de plásticos e Teflon para obter suportes realmente fortes.
No início havia o triodo 955 e o pentodo 954 então chegava o 956 (pentodo com inclinação variável) assim como os diodos 9004 e 9005.
Todos estes tubos são aquecidos com um filamento abaixo de 6,3V e 0,15A.
Então para as aplicações de consumo muito baixas vieram no mercado os triodos 957 e 958, o pentodo 959, todos são aquecidos sob 1,25Volt e 50 a 100mA ...
Tudo isto anunciará a chegada dos tubos "bateria" em miniatura 1T4, 1R5, 1S5 ... e todos os tipos de tubos subminiaturais com saídas no filho.
Vamos encontrar todos esses tubos no campo militar e nas primeiras calculadoras de computador!
Este pequeno receptor de super-reação é muito interessante:
Ele usa 2 tubos: um pentodo Acorn 954 e um triodo duplo 12AX7 (muito comum).
Ele permite ouvir em frequências de alto-falante de 1.2Mhz a 100Mhz e apenas trocando as bobinas.
o receptor é alimentado pela rede elétrica e, além da lâmpada Acorn 954, todos os componentes são muito comuns.
Por outro lado, temos um plano esquemático e de fiação muito claro e pretendo fazer mais uma tradução completa do artigo para ter uma boa compreensão da realização.
Então eu comecei este modelo e pretendo fazer você se beneficiar muito em breve ...
0 comentários:
Postar um comentário